Maranhao.Wordpress.com

Codó – terreiros para todo lado

with 23 comments

Os terreiros de umbanda são predominantes no município de Codó. Além da tenda de Mestre Bita do Barão existem mais de 200 terreiros ligados ao culto terecô, segundo a pesquisadora de cultura popular Maria do Rosário Carvalho Santos.

A mãe-de-santo Maria de Jesus, do bairro Santo Antonio, é também uma das umbandistas mais famosas de Codó. Atualmente com 64 anos, Maria de Jesus diz que é contemporânea de Bita do Barão. “Lembro dele bem pequeno”, revela a mãe-de-santo, o que contraria a idade de 87 anos anunciada por Bita do Barão. Essa idade também é contestada por Domingos Paiva (veja quadro abaixo). “Conheço a certidão de nascimento dele”, informa.

Mãe Maria de Jesus prefere não entrar na discussão e conta que se relaciona bem tanto com Domingos Paiva quanto com Bita do Barão. Conhecida e procurada pelos políticos, mãe Maria diz que nunca perdeu uma eleição recorrendo sempre à linha branca da umbanda. “Não gosto de fazer maldade”, confessa ao relembrar que foi “obrigada” a assumir a mediunidade por causa dos constantes desmaios e visões que perturbaram a sua infância.

Morando numa casa simples com uma tenda pequena, o canzuá de mãe Maria de Jesus contrasta com a tenda de Bita do Barão. Localizada no centro de Codó, o Mestre Bita tem dois templos e uma grande residência com salas amplas e decoradas. Altares com imagens dos orixás estão espalhados pelo canzuá de Mestre Bita. Centenas de cachos de bananas ornamentam as imagens dos caboclos que estão próximos a tenda principal. Mestre Bita explica: “Banana significa força”.

O outro lado | opositor de Bita também fala

Mas nem todos elogiam Bita do Barão. O mestre e cidadão Wilson nonato de Sousa também tem seus adversários. O Pai-de-santo Domingos Paiva, 50 anos, que viveu durante 24 anos com Mestre Bita acusa o babalorixá de explorar a quimbanda, a linha negra da umbanda. “É a que dá mais dinheiro”, afirma Paiva.

Domingos Paiva que desenvolve a mediunidade há 33 anos, iniciado por Bita do Barão, também o acusa de explorá-lo sexualmente. Ele conta que procurou Bita do Barão quando tinha 15 anos para que o pai-de-santo o ajudasse a enfrentar problemas decorrentes de sua mediunidade, até então desconhecida pelo jovem Domingos Paiva.

Segundo Paiva, no canzuá de Mestre Bita ele se tornou o assistente direto do babalorixá e também o seu parceiro sexual. “Fui o primeiro homem de Codó a viver maritalmente com outro homem”, conta.

Assumir o relacionamento custou caro para Paiva. Ele revela que sentiu na pele a discriminação e o preconceito da sua própria família e da sociedade codoense. Em 1987 decidiu abandonar Mestre Bita.

Atualmente casado, pai de dois filhos, o técnico de contabilidade Domingos Paiva cumpre as suas obrigações de pai-de-santo na Tenda Espírita de Umbanda Raio Solar, no bairro do São Francisco, poucos quilômetros da tenda de Bita do Barão.

A filha de Mestre Bita, Janaína, 21, que está sendo preparada para substituí-lo, também é outro motivo de discórdia entre os dois pais-de-santos. Paiva diz que ela é sua filha e que Bita do Barão ficou com Janaína quando ela era ainda criança.

O pai-de-santo mais famoso do Maranhão tem outra versão. Segundo Bita do Barão, Domingos Paiva foi criado como um filho em seu canzuá. Em poucas palavras ele revela o que pensa de Domingos Paiva: “É um pobre coitado”.

[Transcrição de matéria de "O Imparcial", de 29/08/99 ]

Written by PAULO S. COSTA

junho 6, 2006 at 6:44 pm

Publicado em Uncategorized

Tagged with , , , ,

23 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Quero conhecer o bita !!! Desejo desenvolver a médio unidade e querofalar com ele !!!

    dina

    janeiro 12, 2009 at 6:00 pm

  2. GOSTARIA DE DESENVOLVER ESSE DOM QUE EU GANHEI DE DEUS, MAIS ATÉ HOJE ESTA OCULTO EM MIM, POR ISSO PERCO TUDO QUE COLOCO A MÃO, TO PRECISANDO DE AJUDA, PORQUE MINHA AMADA MULHER ME DEIXHOU, POR FAVOR ME AJUDE A ELA VOLTAR PARA MIM, O NOME DELA É CHALINE KETENEY ANJOS DA SILVA

    CARLOS ROBERTO DA SILVA

    maio 19, 2009 at 9:21 am

  3. Oi querida quero saber pq minha vida está amarrada em td. nada eu consigo meu nome é cleidimar ramos da silva. Sou de nova colina maranhao mais há 3 anos vivo na irlanda mais nunca consegui nada agora está pior as coisa ou o q vc pord mim ajuda mi ajuda aq estou morrend cm falta d td .bj vc espera sua respost mais rapid porcivel .

    Cleidi

    agosto 10, 2009 at 6:48 pm

  4. eu queria q vc mim ajudasse no amor eu amo uma pessoa q acho q não mim da valor mim ajude a mim reatar com ela quero q ela mim ame o nome dela é maria joseane sousa aguiar

    bernardo da conceição

    outubro 11, 2009 at 8:27 am

  5. hum…acho que o conceito que mestre bita tem dentro do codó,incomoda este senhor domingos paiva,pois se sabe que ele durante muito tempo viveu na sombra e no bembom que bita patrocinava a ele,se ele sofria realmente de preconceito porquer continuou?

    evans pires

    outubro 27, 2009 at 9:59 pm

  6. Amazing… very amazing issue. I will blog about it as well.

    Snissilak

    dezembro 12, 2009 at 8:22 pm

  7. Gostaria q vcs me ajudassem a reconquistar um homem que eu amo muito o nome dele é Márcio Mansanares dos santos. Aguardo sua resposta

    roberta delizio

    maio 8, 2010 at 2:46 pm

  8. Olá estava buscando ajuda e vi seu site… por favor gostaria de mais informações sobre a mãe-de-santo Maria de Jesus, do bairro Santo Antonio em codó MA … por favor me diga como faço pra encontra-la preciso de ajuda…

    De já agradeço e aguardo resposta urgente…

    obrigada!

    Niza

    setembro 2, 2010 at 10:32 pm

  9. Telefone da Mãe Maria de Jesus é (99) 3661-2067.

    wilson

    outubro 11, 2010 at 8:39 am

  10. ola!gostaria de saber porque nada na minha vida da certo?e gosto de um homen ele nem da a importancia.

    rosy

    novembro 16, 2010 at 7:52 am

  11. preciso urgente do telefone do pai de bita do barao sou de mogi mirim urgente pai mande seu telefone ou me liga 0151993472351

    tiago

    fevereiro 25, 2011 at 8:21 pm

  12. Se possível, gostaria que me fornecessem o endereço e telefone de mãe Maria de Jesus, do bairro Santo Antonio e contemporania de Bita do Barão.Desde já, sinceros agradecimentos.Moro em São Paulo e não consigo descubrir este endereço.
    Grata pela colaboração
    Angela

    maria angela simões de barros

    fevereiro 26, 2011 at 10:26 am

  13. oLA sou de Brasilia-DF e pretendo ir em breve ao Codó-Ma,gostaria de informaçoes sobre a mãe-de-santo Maria de Jesus…endereço e tals.
    aguardo resposta!
    desde já agradeço a atenção.

    Carla Gonçalves

    março 3, 2011 at 9:20 am

  14. Se vc precisa de Ajuda .. e só fechar os olhos que tem uma pessoa que te ama e sempre esta disposto a te ajudar.. e só vc clamar a ele que tudo da certo… lembra que um dia ele morreu por vc… mais vc precisa querer… na vida so exite um caminho… e o caminho é Jesus…. Mais não siga ele por uma religião .. siga ele pelos principios que ele deixou… seje realista e queria muda… porque vc e o unico capaz de escolher… ele não vai te ajudar se vc não quiser… Jesus teama e só chamar por ele…

    Jesus te Ama

    março 17, 2011 at 7:57 pm

  15. POR FAVOR ME MANDE VIA EMAIL O ENDEREÇO DE BITA DO BARÃO GOSTARIA DE CONHECE-LO.

    josé alves

    março 24, 2011 at 5:34 pm

  16. Pai bita do Barão, só existe uma pessoa em quem eu tenho confiança, que é o Sr. por isso eu peço que me
    ajude:fomos pela nescessidade no pai joão DE XANGO JD JACYRA
    não sabemos oque fazer, porque eu à 42 anos na tv educativa de s.paulo o governo só nos paga mal. essse pai jõao cobra 3.000 de mim que ganho 2.000 de minha outra filh cobrou 6.0000 e ainda ficou devendo mais 6.000, o pior que termos medo de não ir mais e acontecer o pior.este domingo ele esta esperando 3.000 mil meu dizendo que vai me tirar de lá (que é o meu desejo) e fazerem pagar tudo que ganhei na justiça, pois depois de tudo que tive resta só descançar porque não aguento mais. (…)(SÓ DEUS PODE AS LHE AJUDAR.)As 3 crianças sofreram abudo do pai, ms disso ele não fala nada até o pobrezinho do menino que tem altismo, gasto c/ alimentação colégio e aluguel, como posso pagar? a mãe das menins minha. filha édoiu mais dinheiro da voltade de me matar e o governaddor alkmim ainda nos deve 12% à 8 anos. sei que vou ser ajudado

    eli paulo de jesus

    abril 15, 2011 at 7:34 pm

  17. POR FAVOR GOSTARIA DE UM MEIO DE ME COMUNICAR COM PAI BITA. PODERIA ME ENVIAR UM E-MAIL?
    QUALQUER MANEIRA SERVE.
    ENDEREÇO, E-MAIL, TELEFONE, QUALQUER COISA.
    MUITO OBRIGADA! É URGENTE1!!

    Úrsula

    abril 28, 2011 at 7:29 pm

  18. POR FAVOR GOSTARIA DO ENDEREÇO DE BITA DO BARÃO E TELEFONE POIS ESTOU INDO AI NO CODO EM JULHO. DESDE JÁ OBRIGADA

    HELENA

    junho 16, 2011 at 6:05 pm

  19. Gostaria de receber o endereço de Mãe Maria de Jesus, pois sou médium mas nunca me desenvolvi, só agora é que comecei o meu desenvolvimento num ilê de D. Mariana em Belém, Já fiz o meu anjo e pretendo fazer o meu encruzo. Porém gostaria de conhecer Mãe Maria de Jesus. Por favor mande o endereço via e-mail.
    Atenciosamente: Nivaldo de Matos.

    Nivaldo de Matos

    junho 19, 2011 at 6:50 pm

  20. Meu povo perece por falta de conhecimento ( Oséias 4:6) O povo se prostra pra satanas, pra obter lucro e dinheiro sujo adorando as trevas, pra vcs que são cegos espirituais, quando mais se aprofunda nisso, mais para as profundezas do abismos vcs vão!
    Em Deuteronômio cap.18:10 a palavra do Senhor é clara sobre esse tipo de obra, obras da carne e o salário do pecado é a morte!!
    Atenção feiticeiros!! Leiam o livro: A divina Revelação do Inferno- Autora Mary k. Baxter e verás o que satanás faz com os feiticeiros, lá nas trevas eles tem um lugar especial de tormento 24hrs. O destino de vcs é o lago de fogo e enxofre!!

    Jesus Rei dos Reis

    agosto 2, 2011 at 4:41 pm

  21. ola gostaria de saber o telefone do sr.josé de ribamar pinha (conhecido e codo com caboclo ) meu no carlos agradeceria ser ajudace meu contatos (96 ) 9146-8677 9906-9618 sou médum ainda nâo desenvolvi pode ligarem
    ass:carlos

    carlos

    outubro 18, 2011 at 1:59 pm

  22. gostaria que o pai bira me mandasse qualquer coisa que me ajudase a melhorar minha vida com minhas filhas,que nunca consegue se entender comigo em momento nenhum.

    Eva candida de oliveira

    novembro 27, 2011 at 7:20 pm

  23. gostaria d marcar 1 comsulta com a mae maria ou com u pai bita

    [034]9652-2802

    dezembro 26, 2013 at 10:18 am


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

